Como sistema do inimigo seguir o jogador – Gdevelop
Um dos fatores que tornam muitos jogos envolventes é a sensação de perigo iminente, com inimigos que estão sempre à espreita, prontos para atacar o jogador. Essa dinâmica aumenta a tensão e deixa o gameplay muito mais emocionante! Um sistema onde o inimigo segue o player cria um cenário de perseguição que, além de desafiar o jogador, traz dinamismo e imprevisibilidade ao seu jogo.
PASSO 1: Criando os sprites
- O primeiro passo é ter os dois personagens principais: o Player (jogador) e o Inimigo. Na cena do seu jogo, crie esses dois objetos;
- Nomeie os objetos com nomes claros, como “Player” e “Inimigo”, para facilitar a organização dos eventos.


PASSO 2: Verificando a distânica entre o jogador e o inimigo
- Condição: A distância entre o PLAYER e o INIMIGO é menor que 300 pixels.
- Isso significa que o inimigo só começará a reagir e seguir o player se a distância entre eles for inferior a 300 pixels.
- É uma ótima maneira de evitar que o inimigo persiga o player o tempo todo e só ative essa ação quando o player estiver dentro de um certo raio.

PASSO 3: Movimentação do inimigo para esquerda
Condição: A posição X do objeto INIMIGO é maior do que a posição X do PLAYER. Isso significa que o inimigo está à direita do player, então ele precisa se mover para a esquerda para se aproximar.
Ações:
- Adicionar uma força instantânea ao INIMIGO: Aqui, o inimigo recebe uma força de -150 p/s no eixo X (ou seja, ele se move para a esquerda a uma velocidade de 150 pixels por segundo) e 0 p/s no eixo Y (sem movimento vertical).
- Flip horizontalmente o INIMIGO: Isso faz com que o inimigo “vire de frente” para o player, ajustando a direção visual do personagem enquanto ele se move para a esquerda.

PASSO 4: Movimentação do inimigo para direita
Condição: A posição X do INIMIGO é menor do que a posição X do PLAYER. Isso indica que o inimigo está à esquerda do player e, portanto, precisa se mover para a direita para se aproximar dele.
Ações:
- Adicionar uma força instantânea ao INIMIGO: O inimigo recebe uma força de 150 p/s no eixo X, o que o move para a direita, com 0 p/s no eixo Y (sem movimento vertical).
- Flip horizontalmente o INIMIGO: Dessa vez, o flip horizontal é ajustado para “não”, o que mantém o inimigo olhando para a direção correta enquanto se move para a direita.

PASSO 5: Criando obstáculos para o inimigo
Além do inimigo seguir o jogador, talvez você queira que o inimigo se afaste de um bloco ao se aproximar dele. Isso adiciona uma camada extra de comportamento ao seu jogo!
- Ação:
- Objeto: INIMIGO
- Mover para longe de: Bloco
- Movimento: Apenas o rato vai se mover, criando uma interação onde ele “foge” do bloco.
Essa ação simples pode ser usada para criar comportamentos reativos ou até para adicionar puzzles no seu jogo!

RESULTADO:
